Livro Hiperatividade e Défice de Atenção

Sinopse

A Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA) atinge 5 a 8% das crianças em idade escolar. Em Portugal estima-se que existam mais de 80.000 casos.

Na sala de aula não param quietas, tiram o lápis ao colega, levantam-se porque lhes falta a borracha, outras estão sossegadas mas “na lua”. Em casa, enquanto fazem os trabalhos levantam-se a cada cinco minutos, são desobedientes e esgotam os pais. Acreditem que estas dificuldades comportamentais não se devem a falta de educação. Insucesso escolar e dificuldades de relacionamento com colegas, professores e pais são problemas comuns. Mas para as crianças com PHDA há um antes e um depois, se forem bem acompanhadas.

Como equipa de pediatria, temos consciência do impacto social da PHDA, da enorme pressão que as crianças e famílias sofrem.

Este livro dá uma visão abrangente desta perturbação e contém estratégias práticas, úteis para o quotidiano de todos os envolvidos. As crianças são o futuro da sociedade e as crianças com PHDA podem tornar-se adultos bem-sucedidos.

 

                     Lançamento do livro (fotografias)                                                     Espreite o livro

 

Livro Hiperatividade e Défice de AtençãoAutores

Ana Serrão Neto, pediatra 
Pediatra, Coordenadora do Centro da Criança e da Unidade de Neurodesenvolvimento do Hospital CUF Descobertas. O Centro da Criança ganhou em 2003 o Prémio Qualidade da Fundação Amélia da Silva de Mello pela qualidade organizacional do serviço 
Responsável pela Unidade de Pediatria da Clínica CUF Torres vedras 
Doutorada pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, exercendo funções de Professora convidada no ensino do 6º ano do Mestrado Integrado de Medicina
Autora do Livro de Saúde para pais: “Conheça melhor o seu bebé”, Ed Temas e Debates
Perto de duas centenas de publicações e comunicações em Revistas e/ou Reuniões Médicas Portuguesas e Internacionais.
Diversas entrevistas e artigos de opinião escritos em órgãos de comunicação social sobre temas de medicina.

Carlos Nunes Filipe, psiquiatra
Psiquiatra. Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, onde é Regente da Disciplina de Fundamentos de Neurociências; Director Científico do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Cadin). Psiquiatra da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (A.P.P.D.A.).

Carmen Bulcão Rosa, psicóloga
Licenciada em Psicologia, com especialização na Variante de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental, Cognitiva e Sistémica, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Experiência clínica no âmbito da avaliação e acompanhamento psicológico a crianças e adolescentes. Psicóloga na Unidade de Neurodesenvolvimento do Centro da Criança, Hospital CUF Descobertas.

Catarina Nascimento, pediatra do desenvolvimento
Pediatra do Centro Hospitalar Lisboa Norte, onde exerce funções na Unidade de Desenvolvimento do Departamento da Família do Hospital de Santa Maria. Pediatra da Unidade de Neurodesenvolvimento do Centro da Criança do Hospital CUF Descobertas

Cláudia Rocha Silva, psicomotricista
Licenciada em Educação Especial e Reabilitação pela Faculdade de Motricidade Humana. Mestre em Neurociências pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Docente no Instituto Superior de Educação e Ciências no âmbito das Perturbações do Desenvolvimento. Dinamiza grupos de treino de competências sociais e psicomotricidade relacional na Unidade de Neurodesenvolvimento do Centro da Criança, Hospital CUF Descobertas.

Elsa de Barros, professora do ensino básico
Professora do 1.º ciclo do ensino básico desde 1987, lecciona actualmente na Escola Básica do 1.º Ciclo de Alvide, no concelho de Cascais. Exerceu actividade profissional em diversos serviços centrais do Ministério da Educação e Ciência. Colaborou com as revistas Pais&Filhos e Notícias Magazine, com artigos relacionados com pedagogia e actividades culturais destinadas às crianças. Escreveu as histórias para a série de animação "As coisas lá de casa"

Filipe Glória Silva, pediatra do desenvolvimento
Pediatra da Unidade de Neurodesenvolvimento do Centro da Criança do Hospital CUF Descobertas. Ciclo de estágios de neurodesenvolvimento em centros de referência nacional e internacional. Formação em sono pediátrico
Responsável pelo projecto de empreendorismo social Clube PHDA
Doutorando em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

José Carlos Ferreira, neuropediatra 
Assistente Hospitalar Graduado de Neurologia Pediátrica do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.
Consultor de Neurologia Pediátrica do Centro de Medicina Física e de Reabilitação de Alcoitão.
Consultor de Neurologia Pediátrica do Hospital CUF Descobertas. 
Membro do European Committee of National Advisors in Paediatric Neurology (CNA) desde 2001 em representação dos neuropediatras portugueses.
Presidente do Colégio de Neuropediatria da Ordem dos Médicos desde 2013.

Patrícia Santos, psicomotricista
Licenciada em Educação Especial e Reabilitação pela Faculdade de Motricidade Humana. Pisicomotricista da Unidade de Neurodesenvolvimento do Centro da Criança, Hospital CUF Descobertas. Coordenadora da Equipa de Desenvolvimento e Reabilitação da Academia Saúde Oral. Formadora em cursos e pós graduações ministrados no ISPA, o Instituto CRIAP e o INSPSIC.

Paula Vieira de Medeiros, pedopsiquiatra
Médica especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Hospital de D. Estefânia e pela Ordem dos Médicos.
Pedopsiquiatra e psicoterapeuta da Unidade do Neurodesenvolvimento do Centro da Criança do Hospital CUF Descobertas, das Clínicas CUF Alvalade e CUF Cascais.
Colaborou como pedopsiquiatra em Estabelecimentos de Ensino (1998-2007).
Membro da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (APPIA)

Rita Antunes, psicóloga 
Licenciada em Psicologia Aplicada, ramo de Psicologia Clínica, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada com Mestrado científico em Psicologia da Saúde. Experiência profissional em contexto escolar e hospitalar na área do neurodesenvolvimento. Psicóloga na Unidade do Neurodesenvolvimento do Centro da Criança, Hospital CUF Descobertas e psicóloga do desenvolvimento na Clínica CUF Torres Vedras

Sandra Afonso, pediatra do desenvolvimento
Pediatra da Unidade de Neuro desenvolvimento do Centro da Criança do Hospital CUF Descobertas. Responsável pela consulta de desenvolvimento. Ciclo de estágios de neuro desenvolvimento em centros de referência nacionais e internacionais.

Sandra Ruivinho, terapeuta da fala 
Terapeuta da Fala com licenciatura pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
Exerceu funções como Terapeuta da Fala, de 1996 a 2005, em Equipas de Coordenação de Apoios Educativos, pelo Ministério da Educação. Actualmente exerce funções em Equipa de Intervenção Precoce de Mafra. 
Terapeuta da fala da Unidade do Neurodesenvolvimento do Centro da Criança do Hospital CUF Descobertas

Imprimir