CLUBE PHDA CONSIDERADO UM CASE STUDY

O Clube PHDA foi considerado como Case Study pelo Instituto de Empreendedorismo Social (IES), que apresentou o desenvolvimento deste projeto na 5ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo (CIEM), que decorreu no passado mês de Outubro, em Oeiras.

A perspetiva da utilização de negócios para a geração de benefícios para a sociedade começa a ganhar destaque a nível internacional e nacional, sendo que as empresas tendem a estar cada vez mais sensíveis ao seu posicionamento, alargando o seu âmbito de ação e procurando que este traga também alguma mudança ao nível social. Contudo, o movimento necessita ainda de ganhar visibilidade para que se perceba que esta é uma direção viável, que beneficia todos os stakeholders para uma verdadeira criação de valor.

O Clube PHDA é uma iniciativa de Empreendedorismo Social  Corporativo (ESC) que tem o objetivo de  estimular o desenvolvimento saudável e uma integração bem sucedida das crianças com PHDA nos vários contextos onde se inserem: na família, na escola e na sociedade. Este projeto nasceu de uma reflexão entre o grupo José de Mello Saúde, a Fundação Manuel Violante e o IES – Social Business School, que se juntaram com o propósito de aprofundar o papel e a relevância do ESC nas empresas.

Para Filipe Glória Silva, coordenador do Clube PHDA, "este reconhecimento é um grande incentivo, pelo reconhecimento dos resultados alcançados com um projeto que é sustentável e que está a trazer múltiplas externalidades positivas para a comunidade, para as equipas e para a empresa.". Só no seu primeiro ano, o site clubephda.pt recebeu mais de 16.000 visitas e ultrapassou as 70.000 visualizações de páginas. Para além disso, ao longo dos dois primeiros anos de projeto foram formadas mais de 1267 pessoas, incluindo pais, professores e assistentes operacionais, em escolas e em formações customizadas a pedido de entidades interessadas. Com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, foi também criada uma plataforma de E-learning para alargar o alcance destas formações ao nível nacional.